domingo, 26 de junho de 2011

SOFRENDO A MAIS DE 30 ANOS

EG, 46 anos, chegou ao consultório com queixas de multiplas fobias, reações físicas como taquecardia, tremores, desmaios, isolamento social desde a infancia. Relatou que procurou diversos atendimentos, médicos, psicológicos e todos sem sucesso. Tomava medicamentos a mais de 30 anos para dormir. Não acreditava que seria possivel acabar com este sofrimento por ser inerente a seu jeito de ser, sua personalidade.
Chegou ao consultório totalmente descrente de pelo menos uma diminuição de sua angustia, dos seus medos.
Durante um período de 6 meses, com seções de uma vêz por semana, o paciente reagiu bem as seções e aos exercícios. A técnica usada foi a Terapia Cognitiva, com exercícios semanais de enfrentamento do mêdo. Um de seus maiores medos era o de medir a pressão arterial. Com os exercícios o paciente foi pouco a pouco vencendo as etapas. Em determinados momentos necessitou de um acompanhante para realizar os exercícios, porque se sentia impotente diante do grande medo que sentia.
Após vencer cada fobia, necessitava retirar o remédio que já o acompanhava a 30 anos. Uma dependencia psicólogica ao remédio. A retirada foi feita de forma gradual e com relatos de suas reações em cada seção.
Hoje o Sr. EG, passou a ter uma vida de melhor qualidade, tem o total controle da Sindrome do Pânico e segundo seu relato vive com tranquilidade, experimentando andar, passear, viajar, ir a eventos e festas, sem o temor das fobias e dos ataques de pânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Recado